fbpx

Tudo que você precisa saber sobre MEI e CNPJ

Man working sitting in couch sofa

Crescer é bom, mas dá um trabalho… seja você comerciante ou prestador de serviços, a exigência do CNPJ é cada vez maior no Brasil. Mas não se preocupe, fazer o cadastro é mais simples do que parece e tem uma série de benefícios. Continue lendo este artigo se você quiser saber mais sobre MEI e como abrir seu CNPJ.

Afinal de contas, o que é MEI?

A sigla, que ficou bem popular na última década, representa o Microempreendedor Individual, profissional autônomo que pode ter um rendimento de até R$ 81.000,00

– pra ficar mais fácil de calcular, você poderá emitir Notas Fiscais que, somadas em um mês, não ultrapassem de R$ 6.750, e no máximo 01 (um) funcionário. Preste bastante atenção a esses números, pois eles devem ser respeitados à risca para você ser considerado MEI.

Além desses requisitos, o MEI não pode ser sócio de outra empresa, nem ter um sócio na empresa atual (lembre-se: microempreendedor individual). É uma categoria que atende especialmente a pequenos prestadores de serviço e comerciantes, com as facilidades de ser uma empresa (como a emissão de nota fiscal), mas com impostos e obrigações bem mais leves, se comparados com pequenas e médias empresas.

 

 

Veja também: o que é certificado digital?

Precisa de um CNPJ MEI? Saiba como se registrar:

Além das obrigações que você viu acima, para ser MEI, sua atividade deve estar listada na Tabela de Atividades Permitidas no MEI, que você pode conferir aqui. A abertura do CNPJ pode ser feita de forma gratuita, sendo que a emissão do Certificado de MEI fica por conta da prefeitura da sua cidade. 

Pra você que quer abrir seu MEI e começar a estruturar seu negócio, ou focar em uma nova profissão, uma solução é o Plano MEI do CNPJ Fácil, que conta com uma série de benefícios além da abertura gratuita, como consultoria personalizada e especialistas esclarecendo dúvidas sobre a emissão de Notas Fiscais.

Que diferença faz ter um CNPJ?

Como você aprendeu no início do texto, ser MEI abre diversas possibilidades para você e seu negócio pois esta categoria de CNPJ foi criada especialmente para facilitar sua formalização, estruturação e crescimento. Assim você melhora seu relacionamento com clientes, alcança novos compradores para seu produto ou serviço e, claro, aumenta sua renda.

Segundo estudo do SEBRAE, ter um CNPJ afeta positivamente suas vendas: 78% dos microempreendedores afirma que houve um aumento total das vendas após a abertura do CNPJ MEI. 

grafico_impacto_do_cnpj_nas_vendas
Fonte: Data SEBRAE, “Perfil do MEI”. Acesso em 13/08/2019.

Se você atende a todos os requisitos para se tornar MEI, não espere mais. Comece agora a formalização do seu CNPJ e aproveite todos os benefícios de abrir sua empresa. Tem alguma dúvida? Saiba mais detalhes sobre o cadastro e converse com um dos nossos especialistas aqui.

Imperdível: como pagar menos impostos?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Acesso membros

O primeiro grande passo

Criar uma conta CNPJFácil