fbpx

Que documentos você precisa para abrir uma empresa?

documentos para abrir uma empresa

Neste outro post, falamos sobre o número crescente de brasileiros abrindo novas empresas no país e as facilidades que oferecemos para quem quer ser empreendedor. Neste artigo, você vai conferir em detalhes quais são os documentos necessários para tirar sua empresa do papel. Vamos lá?

 

Basicamente, tudo que você precisa é um comprovante de propriedade do endereço onde a empresa será aberta (ou contrato de aluguel) e documentos de identidade seus e do(s) sócio(s). Todos devem providenciar um documento de identidade (RG e CPF ou CNH), comprovante de endereço, certidão de casamento (caso se aplique) e o número de entrega do recibo do último IRPF. Além disso, é necessário definir o tipo do negócio e estimar um faturamento para o primeiro ano.

 

Com o serviço de escritório virtual, você pode abrir seu CNPJ nos endereços mais estratégicos para negócios e ter sua empresa os maiores centros econômicos do país. Veja como é fácil contratar esse e outros serviços para sua empresa aqui.

 

documentos abrir empresa

 

 

 

Quanto custa e como funciona o processo de abertura?

O valor para abrir uma empresa pode variar muito, de acordo com o tipo da empresa, sua complexidade, a cidade onde ela será aberta, entre outros fatores. Algumas taxas são fixas, como o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e o DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais), Junta Comercial, Certificado Digital e honorários de contabilidade. Mas você pode abrir de graça a sua empresa com o CNPJFácil, sem honorários de contabilidade! Saiba como aqui.

Com a prestação de serviços online, o empreendedor está cada vez mais livre da parte burocrática. Aqui no CNPJFácil, por exemplo, temos toda a estrutura para abrir sua empresa. Veja abaixo como o é o passo a passo:

 

Defina seu CNAE

definindo cnae da empresa
É sempre bom contar com ajuda na hora de definir seus CNAEs. Pode falar com a gente!

 

A definição do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um passo fundamental para o início da empresa. O CNAE resume em códigos as principais atividades autorizadas e exercidas no país, do setor público à prestação de serviços. Essa definição é essencial para proporcionar melhor controle fiscal das atividades exercidas. 

Você pode conferir aqui a lista completa de CNAEs, que vai determinar os tipos de atividade que sua empresa poderá executar. Se preferir, podemos te ajudar a definir o melhor CNAE e garantir que você pague os impostos corretos, é só se cadastrar gratuitamente no nosso site.

 

 Inscrição na Receita Federal

Nessa etapa é necessário informar à Receita Federal todos os dados da futura empresa e dos responsáveis. Nessa análise, o órgão  vai indicar se existe algum tipo de conflito que dificulte a abertura. Caso não exista, é gerado o Documento Básico de Entrada (DBE), que permite a continuidade da abertura nos outros órgãos.

 

Abertura do CNPJ e registro na Junta Comercial

Após a geração da DBE, o processo segue para a Junta Comercial, que fica por conta de registrar o contrato e gerar o CNPJ. Após o deferimento da Junta Comercial, a liberação do CNPJ costuma levar 1 dia.

 

Inscrição municipal

Como o nome sugere, a inscrição municipal é realizada pela prefeitura do município onde a empresa está cadastrada. Ela resulta no número de identificação municipal (o famoso Alvará), que é basicamente a sua permissão para funcionar como empresa.

 

Parece muita coisa, né? Mas na prática, abrir uma empresa está muito mais fácil hoje do que no passado, devido às modernizações e integrações entre sistemas. Se você já está pronto(a) pra começar e quer ajuda pra fazer tudo direitinho, é só preencher este formulário. Entraremos em contato com você o quanto antes!

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais para ajudar mais pessoas como você a abrirem suas empresas da melhor forma possível. Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Acesso membros

O primeiro grande passo

Criar uma conta CNPJFácil